quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Regras



Sistema
: O sistema usa apenas dados de seis faces (d6), e as jogadas são feitas rolando-se dois deles (2d6) e somando-se modificadores para superar o valor de 9. Esses modificadores vêm, geralmente, dos atributos, das habilidades ou carreiras, e nível de dificuldade da ação. Simples assim.

Atributos: Neste jogo eles são quatro e cada jogador tem 4 pontos para distribuir entre eles.
Força (capacidade física muscular e vigor do personagem)
Agilidade (destreza, coordenação e reflexos)
Mente (capacidade intelectual, percepção e raciocínio)
Apelo (carisma, personalidade, presença).

Habilidade de Combate: Nesse jogo, todo personagem tem algum treinamento em combate, existem quatro características que definem esse treinamento e cada personagem terá 4 pontos para alocar nessas categorias:
Briga (socos, chutes, cotoveladas)
Armas Brancas (espadas, machados, lanças, cajados)
Projéteis (arcos, bestas, arremesso de faca)
Defesa (habilidade de evitar golpes, esquivando-se).

Ponto de Vida: Nesse jogo, cada personagem tem 10 Pontos de Vida, + seu valor de Força.

Carreiras: Cada personagem escolhe quatro carreiras, que são como profissões ou ocupações para seu personagem. Cada personagem recebe 4 pontos para distribuir entre as carreiras, que variaram inicialmente entre 0 e 3 (sendo 0 uma experiência bem superficial, e 3 um conhecimento relativamente avançado).

Culturas: Cada cultura vem com uma descrição do povo respectivo, sua aparência, costume e características, além de "Qualidades" e "Defeitos" que podem ser escolhidos pelos jogadores. Cada um começa, gratuitamente, com uma "Qualidade" e pode pegar mais uma, se pegar um "Defeito". (Limite máximo de 3 defeitos/4 qualidades.)

Iniciativa: A iniciativa é definida rolando-se 1d6 e somando o valor do atributo Agilidade. Em caso de empate, aquele com a maior habilidade em combate age primeiro.

Atacando: Para atacar deve-se rolar 2d6, somar o atributo relevante, a habilidade de combate respectiva, (em casos muito específicos poderá somar o valor de uma carreira, a critério do mestre), aplicar penalidades de dificuldade que forem apropriadas, e diminuir do resultado a característica Defesa do oponente. No final, deve obter um valor igual ou maior que 9, como sempre.

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