terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Recuperação


Uma limitação comum da feitiçaria é a impossibilidade de se usar ela para curar seres vivos, já que ela é produto da força e poder de entidades completamente alienígenas à vida mortal. A magia corrompe, destrói, manipula é transforma, mas dificilmente irá restaurar vida natural, pelo menos não corriqueira e facilmente.

Em um jogo com tal temática e clima, os personagens devem contar com meios alternativos para o tratamento de ferimentos, doenças e outros males. Então, para refletir o estilo mais aventuresco destas histórias, abaixo temos as regras de recuperação de pontos de vida.

Ponto de Vida: Como já sabemos, nesse jogo cada personagem tem 10 Pontos de Vida, + seu valor de Força. Esse valor ainda pode ser modificado por qualidades e defeitos para se tornar maior ou menor, mas ainda assim ele nunca se tornará algo absurdo. A Morte é algo que pode ocorrer a qualquer momento com um personagem então manter os pontos de vida no seu máximo é o ideal.

Descanso Rápido: Depois de uma batalha ou cena que cause dano ao personagem, o mesmo pode descansar por 1 turno (10 minutos) e consumir uma dose de bebida alcóolica para recuperar uma quantidade de pontos de vida igual metade dos pontos perdidos na batalha. No entanto, ele só pode fazer isso uma vez a cada cena ou combate.

Descanso Longo: O repouso em um lugar relativamente seguro em que o personagem consiga descansar por pelo menos 6 horas consecutivas permite a recuperação de 1 ponto de vida. Descansar em um ambiente confortável e seguro permite a recuperação de 2 pontos de vida pelas mesmas 6 horas consecutivas. Um dia inteiro de descanso em um ambiente seguro, limpo e confortável rende 3 pontos de vida.

Danos críticos e quase mortes: Um personagem que recebe um acerto crítico ou é reduzido a zero PVs mas depois consegue se recuperar tem uma dificuldade maior para se curar. Para cada um evento desses, o personagem precisa de um dia de descanso a mais para começar a se recuperar. Ou seja, um personagem que recebeu um acerto crítico e foi reduzido a zero PVs e retorna a cidade para descansar vai precisar ficar de repouso por 1 dia antes de começar a recuperar PVs.

Descanso assistido: Um personagem que descansar o dia inteiro com a assistência de algum tipo de "curandeiro" que utilize ervas e outras técnicas para auxiliar a recuperação do mesmo poderá contar com um benefício. Se o curandeiro passar por uma teste de Intelecto + Carreira o personagem recupera 1 Pv extra. Essa assistência também pode permitir que o personagem refaça a jogada para se recuperar de doenças e outros males.

Curas místicas: Há lendas e rumores de druidas, xamãs e apotecários capazes de preparar poções e rituais capazes de curar ferimentos e doenças de maneira mágica. No entanto, isto é extremamente raro e tem um tempo de preparo longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, seus comentários são sempre bem vindos !